30.6.08

A volta da brilhante hollywood

Por Grerori Flauzino



Os jovens dos anos 80, hoje possivelmente quarentões ou cinqüentões, estão mais nostálgicos do que nunca. Suas aventuras preferidas nas telonas do cinema estão voltando e mostrando aos jovens desse século as histórias que faziam a cabeça da galera daquela época (cabeça coberta de brilhantina, diga-se de passagem)


Um cyber robô exterminador que protege, ou prepara, os seres humanos para uma guerra futura entre homens e máquinas. Um lutador que deixa de ser cobrador da máfia italiana para ser campeão mundial de boxe. Um professor de arqueologia, aventureiro nas horas vagas, ajeitando seu chapéu, disparando sua pistola e agitando seu chicote. Um soldado americano que é programado para matar e acabar com tudo usando sua metralhadora.

A série de filmes Exterminador do Futuro (The Terminator), criada por James Cameron após um sonho com robôs invadindo a Terra, não só foi um dos maiores sucessos do cinema por seus inovadores efeitos visuais, como também pela linha crítica sobre a vida humana e a criação de uma inteligência artificial. O primeiro filme da série foi produzido em 1984,o segundo em 1991 com o título "O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final", e o último, retomando a continuação da história "O Exterminador do Futuro 3: A rebelião das Máquinas" em 2003. O terceiro filme não obteve tanto sucesso quanto os produtores esperavam, mas ainda assim rendeu 427 milhões de dólares com orçamento de pouco mais de US$175 milhões.

Outro grande sucesso dos anos 80 que voltou foi a série Rocky, o lutador. O filme foi idealizado pelo então desconhecido Sylvester Stallone, que escreveu o roteiro em apenas três dias e acertou com os produtores para que ele fosse o protagonista. Outra curiosidade foi que o filme todo foi feito em 28 dias, e naquele ano, 1976, ganhou o Oscar de melhor filme. A série rendeu outros seis filmes e em 2006, dezesseis anos após o último lançamento, Stallone e os produtores retomaram a história contando a vida de um lutador aposentado, ex-campeão mundial, entediado e viúvo, que sente vontade de voltar a lutar profissionalmente.

Recentemente, outros dois grandes nomes do cinema voltaram ao mercado com uma roupagem nova, depois de "séculos" em que ficaram esquecidos nas prateleiras de locadoras de vídeo... É o caso do Rambo (olha o Stallone aí de novo) e do Indiana Jones.

Rambo conta a história de um soldado americano altamente treinado que é enviado para realizar as mais difíceis missões contra os inimigos do pais. Praticamente uma aventura ideológica da superioridade dos americanos frente aos conflitos na Guerra do Golfo e Vietnã. Agora, John Rambo vive isolado no norte da Tailândia e protege um grupo de missionários que prestam serviços num campo de refugiados. Uma versão mais humanitária do herói sanguinário.




E por último, o filme mais esperado do ano, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal , que conta a história do jovem aventureiro (agora não tão jovem) e suas aventuras arqueológicas com artefatos históricos.

Ou seja, o cinema americano está cada vez mais interessado em suas histórias de heróis, bandidos, o bem e o mal, mas sem perder o brilho dos sucessos passados. Séries famosas voltam com força, fazendo os jovens conhecerem as histórias que embalaram a vida dos seus pais.

Um comentário:

Cláudio Toldo disse...

Pontuação, principalmente vírgulas, deficiente. Faltou revisão também. Há algumas repetições que vc deveria observar. Além do que há erros contextuais. Por exemplo, brilhantina é coisa dos anos 50.

NOTA: 7,5