29.6.08

Gripes, resfriados, mitos e verdades

Por Adrieli Cancelier

Finalmente junho chegando ao fim. Mês de Santo Antônio, São João e São Joaquim. A gelada São Joaquim. Certamente em junho a cidade mais gelada do país passa a ser ainda mais celebrada. Todos os jornais querem ao menos uns segundos de neve, cachecóis e aquela conhecida cena de finzinho de tarde, onde o sol se despede e os termômetros registram valores abaixo de zero.

Mas o que na TV parece um paraíso, na prática é um frio que entra sem bater à porta e leva todo mundo justamente pra frente dos telejornais, na cama e de preferência bem agasalhado, com uma xícara de chocolate quente na mão e a caixa de comprimidos ao lado.

Os primeiros sintomas são sempre os mesmos:

*Febre;
*Calafrios;
*Dor de cabeça;
*Tosse seca;
*Dor de garganta;
*Congestão nasal ou coriza;
*Dor muscular (mialgia);
*Anorexia;
*Fadiga.


E aí a mesma pergunta de sempre aparece: O que será que eu tenho?

Segundo especialistas da rede municipal de saúde de Criciúma os sintomas da gripe são conhecidos e bem definidos, mas muitas vezes, a gripe é confundida com o resfriado. O resfriado também é provocado por uma virose, mas não o mesmo vírus da gripe (Influenza) tendo seus sintomas muito mais brandos.


Tratamento

Segundo a Organização Mundial da Saúde no Brasil, morrem mais de 10 mil pessoas de gripe todo ano. Existem medicamentos antivirais específicos contra a gripe. Diferente dos sintomáticos (analgésicos, antipiréticos etc.) que tratam apenas os sintomas da gripe, estes medicamentos atacam diretamente o vírus. Seu médico poderá receitar uma medicação específica contra o vírus da gripe que reduzirá a severidade dos sintomas e a duração da doença.

Para o tratamento ser bem-sucedido, é importante iniciá-lo em até 48 horas após o início dos sintomas. Porém na presença súbita de febre alta (38ºC ou mais) e dois ou mais sintomas de gripe, é aconselhado que um médico seja procurado de imediato.


Prevenção

A maior prevenção contra a gripe e o resfriado, além de ser também o melhor tratamento é ingerir muito líquido. A eficácia das vacinas contra gripe na redução dos casos de gripe confirmados laboratorialmente é de 70% a 90% nos adultos saudáveis.

Além disso, apesar de que, nem gripe, nem resfriado se pega com o frio, as baixas temperaturas são mais propícias para a proliferação dos vírus e os lugares fechados ainda auxiliam na transmissão. Aconselha-se então, arejar muito bem os locais onde alguém esteja gripado ou resfriado e evitar situações favoráveis à reprodução dos vírus, como dormir ou sair de cabelo molhado no frio, andar descalço, tomar líquidos gelados com muita freqüência e todas essas coisas que sabemos de cor e salteado.

2 comentários:

Caroline Grechi disse...

mazá!

matô a pau!

\o/

bjuu!!

e se espirrar..saúde!

Cláudio Toldo disse...

Muito bom o texto, mas a matéria careceu de links que ajudariam o leitor a saber mais sobre determinadas fontes e informações, como os dados da OMS, por exemplo.
NOTA: 9,5.