16.6.08

O Mundo do fotojornalismo é dos Jovens??

Por Gregori Flauzino

Essa é a era da tecnologia, e os jovens modernos estão intimamente ligados às evoluções e parafernálias tecnológicas. Computadores, celulares, internet, e nada mais importante do que as câmeras digitais e as infinitas possibilidades de inserir suas imagens em sites de relacionamentos, como Orkut e Fotolog.

Os adolescentes, conhecidos mundialmente como semi-adultos infantis, preocupam-se muito com suas imagens, e viram no avanço da fotografia e de ferramentas da internet a oportunidade de transmitir suas opiniões e mostrar ao mundo quem realmente são, ou quem acham que são. A relação com a fotografia dos jovens é puramente própria, como se todos fossem fotógrafos profissionais.

Abertura da exposição

Em um bate papo rápido, na abertura da exposição de fotos vencedoras do Troféu Olívio Lamas, no último dia 4, no Shopping Della Giustina, o fotojornalista Tarcísio Matos comentou sobre o perigo do avanço da tecnologia para a fotografia profissional. Segundo ele, inclusive comentando suas próprias experiências, tanto a mudança da foto em preto e branco para colorida, como a foto em película para digital, trouxeram uma feroz seleção, favorecendo aqueles que se adaptaram mais rapidamente aos avanços.

Dentre outros assuntos, como ética e estágio, Tarcísio salientou a falta de investimento das universidades de jornalismo na disciplina de fotografia. Ele defende uma ampliação da grade curricular, um tempo maior de conhecimento das técnicas e noções básicas do fotojornalismo para os acadêmicos que têm a intenção de se aprimorar na profissão.

Foto repórter amador

Para exemplificar o poder da tecnologia a serviço dos jovens e da informação, conforme explicou Tarcisio Matos, há o caso ocorrido no Terminal Central, em Criciúma.

Nas últimas manifestações estudantis, protestando o aumento abusivo da tarifa do transporte coletivo de Criciúma, um jovem estudante flagrou a detenção de sua professora pelos policiais. Durante o tumulto no Terminal Central, que ocorreu no dia 12 de agosto de 2005, o estudante percebeu grande movimentação dos policiais e logo utilizou seu celular para gravar o ocorrido. Integrantes da imprensa local entraram em contato com o jovem e devido sua colaboração exibiram as imagens amadoras no telejornal local. “Eu quis denunciar a estupidez com que os policiais agiram”, comentou o estudante em entrevista a ¼ cheio.

Essa atitude mostra o quanto o conhecimento dos jovens sobre os avanços da tecnologia e sua visão jornalística, nesse caso foto jornalística, pode contribuir para uma sociedade que está cada vez mais se adaptando para receber informações em tempo real.


Nenhum comentário: