4.6.08

1/4 Cheio de janelas

Por Caroline Grechi

Turulim. (luzinha laranja piscando). Turulim turulim (três luzinhas laranja piscando).

Oi. Oi. Oi. As mãos escrevem em seqüência. São três da tarde. Às três da manhã, com duzentas mil luzinhas laranja piscando e berrando, sua mãe esmurra a porta e pela enésima vez grita: “meu filho, sai desse computador e vá dormir!!”

Janelas. Janelas no seu quarto. ¼ Cheio de janelas. Seria normal, não? Um quarto bem ventilado, arejado... Mas pelas suas janelas não passa vento. São janelas que disputam o mesmo espaço, num quadrado luminoso. Elas vão se apertando, se encolhendo, até ficarem minúsculos quadradinhos atulhados na parte inferior da tela luminosa.

As respostas já são mais lentas.. Quando não são invertidas. Você manda um “falou brother” pra professora que está gentilmente mandando a matéria de ontem, enquanto escreve um educado “a senhora é muito gentil, obrigada!” para o seu amigo esquisitão.

¼ cheio de internet, lotado até o último m². Janelas numa batalha virtual para conseguir um espaçinho no seu campo de visão. Site da rádio, site daquela banda que tu adoras, site de relacionamentos (frescura para não dizer Orkut), site de mensagens instantâneas (mais frescura ainda pra não dizer MSN), site do Prouni pra ver se tu descolas uma bolsa na faculdade, site daquele blog legal que tem umas crônicas esquisitas... Como é mesmo nome? Alguma coisa com “quarto...”, e mais um monte de janelas que tu não te deu o trabalho de fechar desde as 3 da tarde.

O que aconteceu com as tarde infantis e ensolaradas, subindo em pés de goiaba (e inocentemente se perguntando o que era aquela “meia coisa branquinha” se mexendo dentro da goiaba, sem saber que a outra metade já estava indo pro seu estômago), e brincando de esconde-esconde? Pra onde foram as idas a pracinha, andar de gangorra e balanço, vendo quem saltava mais longe com o balanço em movimento (e quem perdia os dentes da frente primeiro)?

Já era. Agora o mundo se resume em quatro paredes. E algumas idas ocasionais a casa de uns 3 ou 9 conhecidos. A diversão ficou sedentária, isso num adolescente. Deus me livre pensar nos 30. Mas esse é o mundo atual, você apenas segue as tendências comportamentais naturais do século... Ah, tu és igual a todo adolescente de agora.

São só três da manhã e tua mãe quer dormir. Vê se pode? Tu não querias apelar, mas é obrigado e tomar medidas drásticas. Ou seja, diminuir o brilho da tela do PC e desligar as caixinhas de som, além de digitar usando luvas. Quase que invisível aos sensores paternos.

Janelas e mais janelas. E não param de surgir. As ações do computador estão cada vez mais lentas, e sua paciência está cada vez menor. Depois de resmungar alguns palavrões em voz baixa (baixíssima) a mensagem que agüentou até o fim, que segurou o que pôde, quase se arrebentou em duas pra não se manifestar... Pula calmamente no centro da sua tela. E diz: “O internet Explorer encontrou um problema e precisa ser fechado. Enviar relatório de erros? Depurar. Sim. Não enviar.” Depois de um longo suspiro, você arrasta o mouse lentamente e clica em “não enviar”. Todas as janelas somem magicamente. Finalmente você se entrega e tomba de qualquer jeito na cama. ¼ Cheio de silêncio absoluto.

6 comentários:

Elizangela De Bona disse...

ahhhhh que massa huahsuahs, parece uma história sobre mim :p
bem bacana Carol, parabéns!
Bjooo!

Nandha Joe disse...

Gostei do post!!!
:)
Odeioooo os "turulins" das janelas laranjas piscantes!!!!

(: principalmente quando passa de 3 janelas piscantes. eu fico quase louca. hehe.

:**** galerinha

Juliana Nunes disse...

muito legal!!!!
legal mesmo...
ahahahah
me afinei neh?

Unknown disse...

Hahahahhahaha!
Grande Post, Carol!
Olhei alguns posts e estão todos ótimos! =)
Já vou adicionar vcs lá no Crônica, add a gente ai depois tá?
beijos e sucesso com o blog!

Aline Luísa, a Bilu disse...

caróóleeeeeees

bem bacanudo o teu texto, "3 ou 9" hmmm acho que conheço essa expressão! hehehe

eu tbm penso assim, msn é trii bom mas tem limite, vamo pega um sol comendo uma berga, vamo da uma caminhada e tals! vamos ser livres do sendentarismo que a internet nos "proporciona"!

besos

Aline Luísa, a Bilu disse...

"sendentarismo" seria sem dentes?

Sedentarismo aline dã!


valeu bjos