4.7.08

Fazer festa ou pensar no futuro? Eis a questão...

Por Janaína Vieira

Talvez os mais velhos pensem: “Como é bom ser adolescente, queria ser um deles novamente para não me preocupar com muitas coisas, só estudar, fazer festas e dormir até tarde”.

Não vamos negar que alguns adolescentes só pensam em festas, namorar e dormir. Mas outros já têm muitos compromissos e estão pensando em seu e no futuro de sua família.

Camila Pizzoni – “Eu não vou às festas pra me divertir, vou para trabalhar”.

Shayder Bertan ­– “Muitos pensam que jogar futebol é moleza, mais estão enganados, pra ser um bom jogador tem que matar um leão por dia”.

Camila tem 19 anos, e trabalha como fotógrafa desde os 17. Hoje com a ajuda de sua mãe já conseguiu montar um estúdio fotográfico e tem seu próprio site, www.milapizzoni.com.br..

Mila tem uma vida agitada e cheia de compromissos como, fazer Books e editar as fotos, cobrir eventos, atualizar seu site e ainda estudar. Bastante coisa, não?

A jovem cursa jornalismo na Faculdade Satc e seu sonho é viajar pelo mundo visitando os mais lindos lugares e é claro, registrando tudo.Perguntei a ela se não é muita responsabilidade para uma pessoa só, e a resposta foi rápida e simples: “Não, já estou acostumada”.

Também fiquei curiosa se com todo esse trabalho ela não estaria deixando de aproveitar as festas e a companhia dos amigos, e ela me respondeu: “Amo fazer isso, e fazer o que se gosta não tem preço”...

Shayder tem 16 anos, joga futebol desde os 7, e para muitos é um exemplo de superação. Saiu de casa com 11 anos e foi morar no alojamento aonde treinava. Conversando com esta mera integrante “do quarto”, ele contou que no começo chorava todos os dias, mas hoje já está bastante acostumado a ficar longe da família.

Shayder sempre foi o destaque dos times onde jogou e já foi chamado para clubes importantes, como Grêmio, Internacional e Criciúma, porém preferiu não aceitar, pois seu objetivo é ir para o exterior. O jovem jogador agora está morando em Ilhota, a 112 km de Florianópolis, e vem para casa de sua família em Içara, a cada duas semanas.

Seu sonho de ultrapassar as fronteiras nacionais está bem próximo de ser realizado, pois sua viagem para a Itália está planejada para setembro. Shayder diz que pretende dar conforto para sua família e confessa que pensa neles a toda hora.

“A saudade sempre vai machucar, mas eu penso que um dia vou conseguir trazer a minha família para morar comigo”, completa o garoto.
A equipe de ¼ Cheio deseja toda a sorte do mundo para esses dois exemplos de jovens que planejam um futuro para si e correm atrás de seus sonhos, carregando tantas responsabilidades quanto os adultos. E lembramos aí pro pessoal que ser adolescente nem sempre é fácil, mas depois de termos alcançado nossos objetivos, todo esforço terá valido a pena!

2 comentários:

Blogger de **1/4 Cheio** disse...

..e o ultimo parágrafo insiste em não aceitar "espaço"..

¬¬

a revolta do blog.

Juliana Nunes disse...

ual jana.. que lindo.. chorei...snif snif

eheh brinks
muito massa essa matéria...