19.8.09

Morte ao S!

Carol Grechi

Achei o caminho do blog de novo (leia-se lembrei a senha) e vim aqui dar um up no quarto.
Tempos atrás comecei a escrever com uns amigos no orkut, sim, várias pessoas escrevendo uma mesma história... Um mais fora da casa que o outro.. acabou que surgiram duas histórias..

Tá, pra não ficar chato vou direto ao assunto: a partir de hoje começo a transmitir também aqui no Quarto, o que acontece lá no zorkute. Faço isso porque ninguém mais comentou lá adoro o blog e quero que meus leitores daqui (que comigo são 3) conheçam estas histórias.

A primeira será da série "A saga do Cedilha", criada pelos amigos da banda Frida, de Gravataí - RS.


--------------------------------------------------------------------------------
Onde tudo começou... Comunidade da banda Frida, no Orkut. Post de Andriel Jõao Tosco:


Certa vez escrevi "Abrasso" e disse que o cê cedilha tinha caído, por causa da nova regra gramatical, mas, na verdade, ele só tinha saído pra comprar cigarros.
O fato é que a desculpa de ir comprar cigarros também não era verdade, o cê cedilha tava era cansado de ser esquecido pelas pessoas, que possuem uma extrema adoração pelo "doisésses".
E hoje, recebi com certa surpresa a notícia de que o cê cedilha voltou!
SENTIU SAUDADES!
.
Abraço

--------------------------------------------------------------------------------






Çêçedilha e a Morte ao S!


27 jul - Carol Grechi


Era uma vez o Çêçedilha, ele era alto, magro, cabeloç caçtanhoç e olhoç negroç. Ele tocava batera, maç queria meçmo era cantar.

Tudo começou em 1996 (..olha quantoç anjoç tão çobre você.. - diria Pública) quando o Çê (para íntimoç) montou uma banda chamada Morte ao S! Ele era vocaliçta junto com maiç 4 amigoç na parceria.

O problema é que o Çê queria fazer de tudo na banda, queria cantar enquanto tocava guitarra, maç queria que baixo, batera e hammond tocaçem como ele quizeçe. Aí oç amigoç ficaram putoç da cara e çaíram da banda.

Cêçedilha da Çilva Çantos nunca maiç foi o meçmo.

depoiç de ouvir boaç verdadeç doç amigoç, que explicaram o motivo da çaída, Çê perçebeu o quão egoíçta ele eçtava çendo. Maç já era tarde demaiç.

(parada para dar maiç emoção à hiçtória)

Em meadoç de 2009, Çê já era um cara maiç adulto, maiç maduro e çiente de que seu egoíçmo havia ençerrado uma banda que teria futuro.

Deçidiu então recomeçar. E começou a procurar peçoas que açim como ele abominaçem o uzo do "S", para deça vez lançar a múzica que faria o Brazil inteiro parar para dar maiç valor à letra Cê çobre o çedilha.

4 peçoas reçponderam aoç anúncioç eçpalhadoç em poçteç pela cidade.

Ce reuniram num çábado para o primeiro ençaio, então...


[...]


...Então apareceram oç 4 candidatoç.

Um ce chamava Çérgio, era baixo, cabeloç loiroç caxeadoç e olhoç negroç e atentoç (iço dependia da çituação, geralmente em feçtaç çeus olhoç pareciam cempre turvoç e deçfocadoç..). Çérgio era um bom rapaz, maç tinha probelmaç com liçtaç de nomeç, poiç ninguém nunca çabia onde colocar o rapaz que começava com o Çedilha no nome. Ele çaiu-se mal em vários concurçoç públicoç por cauza diço.

Çérgio tocava guitara, era ágil, com bonç ouvidoç e bom goçto muzical.

Neçta banda, era o çeu lugar.


Havia também o Çandro (qualquer concidância de nome é mera cemelhêincia - Çandro é o nome do vocal da Frida.. Maç çem o çeçedilha). Um moço çorridente, de cabeloç ruivoç e eçpetadoç num penteado diferente. Çandro eçtudava múzica com muita dedicação, e amava çeu baixo maiç do que tudo na vida. Çandro eçtava diçpoçto a divulgar, defender e reprezentar a banda em todo e qualquer lugar.

Neçta banda, era o çeu lugar.


[...]


O rapaz de pele clara como a luz daç estrelaç era o Çamuca. Deçde pequeno Çamuca é apaixonado por pianoç. Çeu grande amor é o Hammond. No mundo daç teclaç o menino magro e tímido ce encontrava e ce çentia completo. Çamuca tinha poucoç amigoç, devido çua timidez, maç oç que tinham a oportunidade de conhecê-lo, çabiam da honra que era ter çua fiel amizade.

Neçta banda, era o çeu lugar.

E o último a chegar na caza de Çêçedilha, foi o Çandoval. Çam, para oç íntimoç, era um ótimo bateriçta. Çeu único problema era a falta de atenção. Çam eçquecia de váriaç coizaç, eçquecia a chave de caza, perdia oç guarda-chuvaç, eçquecia nomeç...
Maç para uma coiza çua memória funcionava perfeitamente. Çam çabia mais de 4 mil múzicaç de cor. Çeria um pouco trabalhozo lembrá-lo doç ensaioç, maç...

Neça banda, também era o çeu lugar.


Çêçedilha çentiu-çe feliz ao olhar aqueleç novoç amigoç, que diceram ajudá-lo com çua mania de mandar em tudo. Cê ceria o vocaliçta e guitarra baze. Çinco peçoaç unidaç por uma letra exótica e façinante.

Naquela tarde de domingo, naçia uma banda que mudaria a hiçtória do rock no rio grande do çul e no Brazil.

[...]

29 jul - Carol Grechi

Continuando..

[...]

A Morte ao S se entrozou muito bem, oç quatro novoç amigoç já ouviam de algumaç peçoaç que iam aoç ençaioç, que a banda eçtava muito boa.
No meio de uma deçaç tardeç de çábado ençaiando algunç cláçicoç do rock, o Çê reçebe uma ligação. Era um tal de Tópicuzinho, um cara que tava abrindo um bar na Çidade Baixa e precizava duma banda pra inauguração.

Havia chegado o grande momento do Morte ao S moçtrar o çeu trabalho.


[...]

--
UM PARÊNTESE
(Quem quiser saber mais sobre o estabelecimento Com Soantes e a vida do jovem Tópicuzinho, favor entrar na comunidade da banda Tapete Persa, no Orkut.
Em breve a saga de Tópicuzinho aqui no Quarto tbm... )

--

29 jul - João Tosco

[...]



-PUTA QUE PARIU!!!
Caraç, eçqueçi meuç pedaiç em caza!!


-No problemç... o Fórundio, que é meu çóçio aqui no Com Soantes, também tem uma banda e deixa os pedaiç dele aqui no bar... e çó pedir empreçtado pra ele...

E, açim, oç Morte ao S çaíram da çua primeira enraçcada na noite, mãç o que eleç não eçperavam é que durante o show, alguém gritatçe:

[...]

29 jul - Carol Grechi

[...]


- Toca VITOR E LÉO!

.. De repente o clima ficou pezado e oç prezenteç no bar se viraram para olhar quem era o futuro difunto autor da fraze da noite. Era um rapaz de 28 anoç, com uma cerveja na mão e um cinto de boiadeiro.

Um tal de Almir lhe diçe que no Bar "Com Soantes" eçtava tocando uma banda que adorava çertanejo. Lhe diçe tbm que o ponto alto do show çeria a múzica do Jõao de Barro, que todo dia na novela daç çeiç é cantada pelo Daniel no çeu papel de ele meçmo na verção anônima.

o pobre rapaz çeguiu para o bar e entrando lá percebeu que o clima era difente. Nada de chifreç de boi penduradoç na parede ou mezaç de madeira rúçtica. Maç o infeliz boiadeiro achou que devia çer maiç uma moda do çertanejo univerçitário.

Quando chegou no meio do çhow tomou coragem e pediu pela çua dupla preferida:

- Toca VITOR E LÉO!

foi então que...

[...]


31 jul - Carol Grechi

[...]

Anteç que todoç percebeçem o que eçtava acontecendo, um círculo de peçoas com olhareç hoçtiç já havia ce formado em volta do pobre boiadeiro. A coiza parecia que não ia acabar bem, Tópicuzinho e Fóruncio çuavam frio.. Maç então..

O Çêçedilha prevendo o dezaçtre que eçtava por vir, comçou a çolar loucamente e çeguiu para o microfone dizendo:

- Eça vai pro noço amigo boiadeiro ali! aí meu bruxo, uma verção excluziva pra ti! feliz aniverçário!

Çêçêdilha olhou para os amigoç da banda e viu que eleç haviam entendido o recado.
Começaram a tocar um roczão pezado, maç q na letra tinha a çeguinte fraze:

"..Borboletç çempre voltam e o çeu jardim çou eu.."

Naquele momento em que a múzica era tocada, o clima no Com Soantes foi mudando. Oç meçmoç que há minutoç queriam eçfolar o tal boiadeiro, agora olhavam para ele ligeiramente envergonhadoç, e vinham lhe dizer:

- Bah brother, deçculpa aí.. não çabia q tu era amigo doç caraç.. e e ainda maiç q era teu aniverçário.. po. Foi mal e parabénç aí..

....

o Jovem çertanejo nem abria a boca, çó balançava a cabeça enquanto ia çe retirando.
O Tópicuzinho, já baçtante aliviado por não ter ocorrido uma briga juçto na inauguração de çeu empreendimento, alcançou o boiadeiro quando já eçtava quaze çaindo e perguntou-lhe:

- Peraí parceiro... çó pra eu eçclarecer uma coiza.. é teu aniverçário meçmo? tu conhece a banda?

- Uai.. que aniverçário o que çô. Vim pará aqui por engano, maç agradece eçe monte de çedilha cantante aí, pq acho q eleç me çalvaram duma baita enraçcada. Ah, meçmo açim parebénç pelo bar. É muito bom.

Encerrou o jovem enquanto ia çaindo de fininho.

Anteç de ir falar com Fórundio, que lhe chamava, Tópicuzinho olhou para a banda e deu um çorrizinho de leve. A morte ao S tinha acabado de çalvar a noite e a pele de um boiadeiro perdido.

[...]


CONTINUA.

Nenhum comentário: