21.9.10

1/4 Cheio de Política(gem)

Por Carol Grechi

Não tem pra onde fugir. Eles estão em toda parte. Nos canteiros no meio da Avenida, nos adesivos, nos panfletos que de santinhos não tem nada... Não tem pra onde fugir. Nem dentro do seu quarto os políticos te deixam em paz na época das eleições.

Ao chegar da faculdade o bolso é o primeiro a ser esvaziado, pois todos os dias algum candidato tem a brilhante ideia de colocar pessoas na saída do terminal de ônibus, lhe enfiando panfletos embaixo do nariz (será que eles agendam o dia ? e se dois candidatos fizerem isso no mesmo dia/hora?..). Você até podia jogar o panfleto no lixo, no caminho pra casa, se eles não estivessem lotados até a boca com panfletos de outras pessoas que tiveram a mesma ideia.

Bom, pra dar uma descansada, nada melhor do que ligar o rádio do quarto né? Não. Eles também estão lá. Nos comerciais e no horário do limbo eleitoral gratuito, onde entre as propostas, pode-se ouvir os gemidos de seres de outros mundos, também presos à eterna ladainha eleitoralmente obrigatória.

Agora estamos no segundo turno para presidência do nosso país. Ao olhar para os dois candidatos atacando um ao outro, na tela da TV, e ao olhar para a capa do DVD Xuxa e os baixinhos volume 843 que sua priminha esqueceu no quarto... Dá vontade de ver a Xuxa. E olha que esse nível é crítico.

Não que você não se interesse pelo futuro do seu país, pelo contrário, ideias de como ele poderia melhorar é o que não faltam, só que "uma andorinha só não faz verão" como diz aquela frase que alguem (não sei quem) disse. Os outros milhões de Quartos Cheios de pessoas que podem mudar ou não a história toda, ainda estão fragmentados (que coisa bonita de se dizer, parece até uma pessoa inteligente falando) entre indecisos, nulos, brancos, indiferentes, revoltados que não fazem nada e revoltados que acham que sozinhos não fazem nada (como você. Como o João, como a Maria... ops, melhor parar, se não vão achar que tô puxando a sardinha pro lado do comedor. Se a sardinha for muito salgada e você for hipertenso, não se preocupe, remédio é o que ele mais tem).

Como se já não bastasse se assustar com as propostas (ou a falta de) dos infelizes candidatos, a aparência dos coitados também não colabora pra prender sua atenção por meia hora na frente da televisão. Agora que já rimos bastante com alguns inacreditáveis personagens que se candidataram a deputado estadual/federal, sobraram apenas o Sr. Burns e a noiva de Chuck - o boneco assassino, pra tentarem nos convencer.

A coisa tá tão feia que é como se o quarto estivesse completamente trancado e alguém tivesse soltado um daqueles "peido alemão" ali dentro. Não tem pra onde correr. Se correr o Burns pega e se ficar a Chuck come. 1/4 cheio de política, um cérebro cheio de perguntas sem respostas e ideais sem pai nem mãe.