18.6.09

Tô pasma...


...Com a falta de miolos de algumas pessoas...


A partir de hoje, qualquer pessoa pode declarar-se jornalista.
O diploma agora não é mais obrigatório para se conseguir um emprego de jornalista em uma empresa de comunicação.

você sabe o que é:


teaser

VT

passagem

sonora

dead line

lead

OFF

BG


sabe?

Você teve aulas de língua portuguesa e redação jornalística por dois anos?

você já leu a lei de imprensa? sabe o que pode lhe acontecer se ferir a integridade moral de uma pessoa através de um meio de comunicação?


pois é...

nós, que pagamos 500 e poucos reais* por mês, ficamos 4 anos na faculdade pra aprender isto e tentar manter o jornalismo brasileiro em um nível aceitável.


Agora, qualquer pessoa que quiser expressar seu pensamento poderá se dizer jornalista. Com direito a erros de português, concordância... Sem falar no número de processos por calúnia, difamação e outros derivados da falta de bom senso.

É, meus amigos...

Para as empresas sérias, nada vai mudar. A Globo não vai colocar o zé da borracharia pra ser editor chefe do Jornal Nacional.


Empresas sérias procurarão jornalistas formados e capacitados. É aí que nós vamos nos destacar.

A zona vai acontecer nas pequenas empresas de comunicação, onde a família do dono da rádio/jornal/TV vai ter emprego garantido. Vão falar asneira e receber pra isso.

Bem-vindo ao Brasil.


_


Caroline Grechi, acadêmica da 4ª fase de jornalismo da Faculdade SATC, Criciúma - SC.
_

___________________
*sou bolsista do Prouni, não pago os 500 e poucos reais, mas meus colegas pagam, e trabalham pesado pra pagar.

4.6.09

1/4 Cheio de infância


Por Caroline Grechi


Mais um sábado que começa. Você se espreguiça por 15 minutos embaixo das cobertas quentinhas, desejando ficar ali pro resto da vida. Mas, depois de muito esforço, seu corpo liga no automático e acaba levantando, indo ao banheiro, trocando o pijama por uma calça de moletom e uma camiseta de posto de gasolina (é, você não tem planos de sair hoje) e pronto! Você está de pé! vivaaaa! Agora é só almoçar e partir pra parte triste do dia. Arrumar o quarto.

Sim, embora essa frase entre em contradição com o nome do blog, ela é real. Todo quarto precisa de uma leve e disfarçada arrumação de vez em quando. Não que ele fique vazio, as coisas apenas trocam de lugar... E ele continua sendo 1/4 Cheio de tudo quanto é coisa. Só estão em lugares diferentes.

E o tema da arrumação de hoje é?... Brinquedos! O quê? Vai dizer que tu não tens umas 3 caixas de sapatos com badulaques infantis? Eu hein... Que sem graça... Mas enfim, pra você que ainda tem o lado infantil bem vivo e operante, é hora de ajeitar a brinquedalhada toda.

Meninas:

Quarto cheio de coisinhas modernas, computador moderninho, decoração toda clean e etc. Mas é só abrir uma portinha de armário que uma explosão de Barbies toma conta do quarto. É Barbie que fala, Barbie que anda, Barbie grávida, Barbie sem perna,cabeça ou braço... Não importa, elas fazem parte da sua infância e não merecem ir pro lixo.

Depois de meia hora arrumando as roupinhas e penteando os cabelos, você lembra o real motivo de estar ali rodeada de bonecas com cheiro de naftalina. A arrumação. Ah, sim... Era pra isso né?
Após colocar todas em ordem e sentadinhas bonitinhas dentro do armário (impedindo que sua mãe sofra novamente um ataque de bonecas velhas e descabeladas ao abrir a portinha do tal armário procurando aquela meia sumida..) você lembra de um local medonho.

A partir de agora vale pros meninos também:

O local mais temido por seres humanos e que mais atrai objetos que somem. Embaixo da cama.
É lá onde você cultiva sua criação de meias (tão bonitinhas *.* se proliferando cada vez mais!) e onde estão algumas provas com notas inadmissíveis e algumas sacolas de mercado. Uma dessas sacolas traz o nome "brinquedos" escrito com pincel atômico, e hoje é nela que você vai se concentrar.

Malditas sacolas plásticas... Mais de dois nós e não há vivente que abra a porcaria! Da-le dedo pra rasgar o plástico duma vez... Em menos de 3 segundo já se espalham pelo chão inúmeros cacarecos.

Dois piões, um que você pintou com canetinha pra ficar mais legal enquanto girava, um ainda na cor original (madeira clara) mas que não tem a ponta tão boa, um ioiô da Coca-Cola que você ganhou numa promoção lá por 1994... Uma coleção de brinquedos do Kinder Ovo (quando ele ainda era 80 centavos ¬¬ ), um boneco de ferro dos Cavaleiros do Zodíaco (com armadura), um carrinho de metal amarelo que você "pegou emprestado" daquele coleguinha pé no saco, que te azucrinava no pré... E duas caixas de Lego, um pequeno, daquele clássico e um grande, com aquelas peças quadradas e coloridas. Sabe qual é né? Ta.

São 8 da noite e seu quarto parece uma filial da Superfestas (loja de brinquedos que acredito nem existir mais). Duas casas de lego grande perto do bidê, um Cavaleiro do Zodíaco morando dentro de uma delas, um pião riscando o piso do quarto (tua mãe te mata) e aproximadamente 894 pecinhas de lego pequeno espalhadas em todos os cantos...

Mas que baita arrumação hein? ¬¬

Ok, hora de recolher tudo pra dentro de uma nova sacola de mercado. Depois de empurrar a sacola pra baixo da cama novamente e olhar pro quarto outra vez, você percebe que tudo está dos mesmo jeito. Se dissesse que passou o sábado todo arrumando o seu quarto iam te chamar de louco (a)...

A verdade cai como um pedaço de chocolate que é "tarado" por inúmeros olhos enquanto você o come...

Você, meu caro aborrecente habitante de 1/4 Cheio, passou o sábado inteiro... Brincando.

Ê coisa boa!