4.9.08

Palavras não mordem

Por Caroline Grechi

Obs: Hoje vou mandar uma das antigas! estes pensamentos aqui são de março do ano passado... Mais precisamente 24/03/07! quando eu nem sabia exatamente o que era um blog ¬¬. Lá vai.

__

Certo dia estava me lembrando de alguns colegas que tive no 2° Grau. Quando o professor de português perguntava se eles gostariam de ler um texto em voz alta, parecia que estavam sendo questionados se preferiam a forca ou a cadeira elétrica. Isso me impressionava. Como uma criatura que passou onze anos em uma escola, lidando diariamente com palavras, não poderia gostar de ler? Então me diziam: “não adianta, não gosto de ler e ninguém vai me obrigar" ah, pois se não gosta, aprenda a gostar! E se pensas que ninguém vai te obrigar a ler, estás muito enganado.

A sociedade vai te obrigar a ler, se quiseres um bom emprego serás obrigado a ler, a ter cultura suficiente pra que se destaque dos demais. Se quiseres conquistar alguém interessante, tens que ter cultura suficiente pra iniciar uma conversa ao nível dessa pessoa. "Ai Carol, eu não tenho dinheiro pra comprar livros por isso não leio..” oh, pobrezinho... O que não tens é vontade! A informação não se prende só aos livros hoje em dia meu caro amigo de cabeça-oca, as palavras pulam aos montes em qualquer lugar que você olhe, é só saber capturá-las.

Lembro como se fosse hoje o 1° dia em que voltei para casa sabendo ler. Morava em uma cidade grande e o ônibus dava voltas e mais voltas, passando por inúmeras placas, anúncios, cartazes, fachadas de lojas... Tudo! Uma avalanche de informações que com seis anos eu fazia questão de absorver. Coitada da minha mãe que agüentava meus "resmungos” ao ler em voz alta tudo que eu via pela frente.

Ao meu amigo cabeça-oca citado anteriormente, foi essa a dica que eu dei, leia tudo! Qualquer coisa. Embalagem de bala, rótulo de shampoo (aliás, esse é mais lido do que se pensa, principalmente quando algumas necessidades fisiológicas se tornam... entediantes), jornais velhos -"ah, mas é velho"- não interessa, tem milhões de palavras nele. Confira o horóscopo, veja se aquilo realmente aconteceu ou se publicam as mesmas frases todo mês; se tiver reportagem sobre algum filme babaca, tente lembrar quantas vezes ele já passou na Sessão da tarde

Se estiver de saco cheio, com muitos problemas, vá ler uma bula de remédio... Tente pronunciar aqueles nomes. Pelo menos por cinco minutos teu único problema vai ser falar ácido acetilsalicílico em voz alta... Tenta!Se você, caro amigo preguiçoso, conseguiu ler esta crônica até o fim... Parabéns! Descobriu que palavras não mordem.