2.2.09

1/4 Cheio de organização (??)


Por Caroline Grechi

Mais um dia de verão começa em suas férias, e o rádio-relógio mostra que são 11:40. Certo, hora de levantar pra ver os Simpsons.Seus pés rapidamente encontram suas havaianas azuis, que ficaram respingadas de tinta branca desde que suas mãe as escolheu como calçado adequado para um dia de pintura na casa. E logo, você e suas havaianas "exclusivas" partem em direção ao banheiro, para dar aquela coxilada básica no vaso e perder mais ou menos 12 minutos em frente ao espelho, escovando os dentes, mexendo em espinhas, analisando o cabelo, etc.

Durante o almoço sua mãe lhe avisa que contratou uma empregada para dar um jeito na casa, uma vez por semana. "Humm, legal" é o som que parece sair da sua boca enquanto você mastiga uma penca de batatas fritas. Depois de alguns dias você nem lembra mais deste diálogo durante o almoço, e se prepara para ir à casa de um amigo. Como sempre acontece quando você precisa decidir que roupas usar, o seu quarto fica uma zona. Ok, não sejamos injustos. O seu quarto fica uma zona maior ainda. (Ah, agora sim).


Os famosos pés de meia que você cultiva com tanto carinho sob a cama, se desesperam ao ver suas mãos se aproximando, pois sabem que depois de serem usados por mais esta vez, eles podem fazer parte da pequena probabilidade de irem para o cesto de roupas e depois serem lavados cruelmente por uma máquina. Lógico que isto raramente acontece, pois você toma muito cuidado com seus pertences.

Eles podem parecer aleatórios, mas estão exatamente onde você queria que estivessem. Qualquer associação com a palavra bagunça é total e extremamente equivocada. (De onde vieram essas palavras bonitas que você anda usando ultimamente?..enfim..).


Depois de deixar somente seus trajes de banho na gaveta e espalhar todas as outras peças do seu vestuário pelo quarto (e depois de provar uma por uma, é claro) você apaga a luz e antes de fechar a porta faz uma nota mental de que na volta seria bom dar uma leve organizada nas coisas do quarto. Só recolher as embalagens alimentícias vazias, já estaria de bom tamanho.


Mas ao retornar da casa de seu amigo, você abre a porta do quarto, olha por um segundo e fecha de novo, certo de que entrou no quarto errado. Ok, vamos lá, mais uma vez.
Hum, agora a vergonha toma conta do seu Ser, será que se destraiu tanto assim e entrou na casa errada??


Não, depois de olhar demoradamente você reconhece alguns pertences, que aliás achava ja ter perdido a muito tempo. Que estranho, será que você bateu a cabeça e está com amnézia? e não se lembra de ter virado uma pessoa organizada? (eca!)


Ou você ainda pode estar dormindo e tudo isto pode não passar de um sonho, mas pelo jeito que as coisas se encontram, ou no caso NÃO se encontram, estaria mais pra pesadelo.
Ok, passo numero um, fechar os olhos e respirar fundo, com o pensamento positivo de que ao abri-los de novo tudo estará em seu devido lugar, ou seja, fora do seu devido lugar.


É, não adiantou, seu quarto ainda parece três vezes mais vazio, limpo, organizado e habitável do que quando você o deixou horas atrás.
Palma, palma, não priêmos cânico. Já diria o colorado mestre dos mestres.
De repente a palavra sai como num jorro, enchendo cada centímetro da casa:
MÃÃÃÃÃEEEEE!!!!!!


E aparece a sua mãe, preucupada com a urgência em sua voz, achando que você levou um choque, cortou um dedo, quebrou o pé, ou algo parecido. Depois de ver que todas as partes do seu corpo estão inteiras e itactas, ela pergunta: O quê foi meu filho? e voce começa a explicar resmungando que o seu quarto não é mais o seu quarto, etc. Até ela começar a sorrir da sua cara de raiva e fazer aquela expressão de "ah ta, era isso". Ela pode ter entendido, mas você ainda não entendeu nada, e continua resmungando até ser interrompido por uma unica palavra que sai da boca de sua mãe: EMPREGADA.


Claro, agora tudo faz sentido, sua mãe já sabe que seu quarto é um território em que qualquer pessoa é proibida de entrar sem o seu consentimento. Mas pelo jeito a empregada ainda não sabe. Ah, mas vai ficar sabendo, e se insistir em (eca!) organizar suas coisas de novo... a coisa vai ficar séria.


Antes de deitar pra dormir em seus lençóis limpinhos e cheirosos (essa parte das coisas cheirosas até que não é tão má assim..) e ainda procurando as coisas que foram "escondidas" e as colocando em seu devido (fora) do lugar, você começa a arquitetar um plano para a defesa de seu território. Uma chave na porta deve bastar.


Mais uma olhadela no quarto: um par de meias já recomeça a habitar sob a cama, suas roupas do dia estão em cima do sofázinho junto com os dvds, o mp3 e um pote de iogurte vazio. É, com um leve sorriso no rosto você apaga a luz do abajur do Hommer e vai dormir mais tranquilo, em 1/4 um pouco menos cheio de organização.